domingo, 21 de agosto de 2011

18º Dia Vila Bom Jardim - Chapada dos Guimarães

Desta vez a noite foi atribulada pois uma forte ventania, prenúncio da frente freia que se aproximava, interrompeu o fornecimento de energia eletrica para a vila ainda pela madrugada não retornando até a hora de nossa saída. Café da manhã de certa forma improvidado e aproveitamos para fazer uma reunião com o grupo para acertar alguns detalhes de nossa volta para casa. A viagem é longa e conciliar os interesses e necessidades das pessoas exige uma certa flexibilidade no planejamento das atividades. Tudo resolvido e sob um frio intenso saimos da Vila Bom Jardim por um caminho auxiliar que iria nos levar até o lago da represa do Manso. Planilha a postos e lá fomos nós apreciando a paisagem que em certos momentos nos propiciava voos de tucanos ou ver as emas no campo. Já na MT 251 passamos mais uma vez sobre o Rio Cuiabázinho, agora utilizando uma ponte de madeira sem guarda corpo e bem longa. Aproveitamos para fotos e filmagens e seguimos agora para a barragem do Manso. Na ponte sobre o rio de mesmo nome uma profusão de pescadores aproveitava da alta piscosidade do local, tirando piraputangas em profusão alem de pacus e dourados. Interessante notar a divisão da ponte em setores de acordo com o interesse de que pescar. Ingressamos no trecho asfaltado da estrada e aproveitamos para conhecer a marina e o condominio existente as margens do lago. Aeroporto, belas casas e muitos barcos demonstram o sucesso de muitos em suas atividades. A chuva chegou para acompanhar o frio que continuava intenso, coisa de 14°C pelos termometros dos carros, mais com certeza a sensação térmica era de bem menos.Zeramos o odometro dos carros para reiniciar a planilha saindo do asfalto para prosseguir em direção ao Distrito de Água Fria, já no município de Chapada dos Guimarães, e ai começou a brincadeira pois a estrada estava péssima, ou melhor, estava ótima, com muita lama e pequenos atoleiros que passamos sem muita dificuldade mas andando de lado, atravessando e tudo mais que um jipeiro gosta. Muitas fotos tiradas aproveitando o belo visual que lembra em muito a área do Jalapão, tão interessante aos trilheiros e ponto de destino de muitas viagens. O que era bom acabou, a chuva diminui e só nos restou atravessar dois pequenos riachos que estavam com as pontes danificadas para então chegarmos a Água Fria. A intenção inicial era dar uma parada porem estava frio e decidimos prosseguir para chegar a Chapada ainda a tempo do almoço. O trecho final da estrada até Chapada esta bom e seguimos tranquilos dando uma pequena parada para as fotos em um ponto que visualizamos formações geológicas que lembram um cidade de pedra. A antiga cidade de pedra localizada dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães esta interdidata a visitação sendo seu acesso vedado ao publíco. Estavamos subindo em altitude e o frio aumentando agora acompanhado de um vento mais forte e de intensa neblina sendo esta nossa recepção em Chapada. Velocidade reduzida e assim por volta das 12:30 chegamos a cidade indo direto a Pousada Bom Jardim na praça principal para nos instalarmos. Rápido acesso as malas procurando qualquer roupa que atenuasse o frio e quase "tateando" seguimos para o Restaurante Kasarim onde almoçamos uma comida de alta qualidade e bastante saborosa. Frio, neblina e almoço farto e gostoso levaram quase todos para debaixo das cobertas pois realmente estava dificil cumprir alguma programação. O churrasco da noite em área externa foi devidamente substituido por uma pizza "cobertas abaixo". No jargão naval em área protegida do vento e chuva. A noite fizemos uma gostosa confraternização na casa de minha filha Andreia com seu esposo Luis e a netinha Joana onde os assuntos foram os mais variados. Até assessoria técnica saiu. Fim de noite e o pessoal voltou para o hotel já com parte da equipe decidida a antecipar a volta em um dia para atender a necessidades profissionais mais que também vem a ser a saudade de casa chamando pois a viagem embora altamente prazeirosa nos deixa com saudades. Amanhã se o tempo der uma trégua faremos a visita ao parque. Resumo do dia: Cerca de 150 KM rodados em pouco mais de 4 horas de atividades.