sexta-feira, 12 de agosto de 2011

10º Dia Uruará - Santarem / Alter do Chão

Décimo dia da expedição e o comentário inicial ainda se refere ao dia anterior, quando fomos jantar em Uruará. Fomos a uma churrascaria onde o Luiz já havia passado na expedição de março e embora avidados que podia demorar fomos surpreendidos com a falta de preparo no atendimento. O menino que nos atendeu demostrava certo assustamento com dez pessoas "famintas" chegando ao mesmo tempo com interesses váriados com respeito a que prato pedir.Finalmente tudo equacionado sai o pedido com a expectativa de atendimento em uma hora. Detalhe, pedimos cinco pratos no total. Com o tempo passando a menino tras a salada, alguns dos bifes pedidos, a farofa e avisa que a cozineira se confundiu e vai vir tudo igual mas um detalhe continuava a nos incomodar, Cade os pratos e talheres? Pede daqui e dali aparecem os apetrechos e conseguimos comer uma comida bem saborosa, que atendeu a todos em qualidade e quantidade. Hoje de manhã um bom café da manhã no Hotel Amazônia, depois de uma noite bem dormida apesar dos quartos apertados e alguns dormirem apenas em colchões. Partinos as 08:00 horas para o posto de abastecimento, que só havia recebido o diesel a noite, onde abastecemos os carros e as geladeiras com gêlo. Finalmente então seguimos para a TransUruará que após 220 km nos deixaria em Santarém. Existem alguns mitos com respeito ao trânsito neste trecho pois a estrada é via de acesso para a retirada de madeira, legal e ilegal, porem trata-se de uma estrada que embora esteja locada no mapa de forma incorreta, realmente existe com o nome de PA-370. O seu trecho inicial ainda corta trechos de floresta amazônica ainda não totalmente ocupados e a estrada não recebe o sol de forma intensa sendo na época das chuvas muito comum a formação de atoleiros que de certa forma inviabiliza o tráfego de veiculos "normais". Vimos vários caminhões "toreiros" quase sempre vazios pois eles andam carregados somente a noite para evitar a fiscalização. É comum identificar inmeros acessos de veiculos pesados para o interior da mata fechada. Na mata fechada não é muito facil de ver bichos mais é impressionante o que se escuta, você realmente  sabe que tem vida por perto. Em uma das paradas para escutar os animais verificamos que a Bandeirante estava com o pneu traseiro esquerdo furado. Mobilização geral para tentar consertar o furo com o pneu no lugar mas não teve jeito, só trocando pelo estepe. Aproveitamos o possível na estrada fazendo por vezes a opção de passar por lugares ainda encharcados, mas tirando um banho de lama do Luisz no fotografo Chápéu tudo certo. Banho de garrafa tomado e roupa trocada seguimos para o trecho seguinte que nos levou a um assentamento de agricultores que ficam na epoca das chuvas totalmente isolados e de certa forma abandonados a própria sorte. Conversamos com o propríetário de uma vendinha, que estava desativada por falta absoluta de clientes. Distribui algumas bananadas para as crianças e tirei algumas fotos destes brasileiros que para terem algum futuro deverão ter muita sorte. A realidade é de que pegar as familias e assentarnaquele local não dá outra alternativa que não seja desmatar uma pwquena área para plantar alguna coisa que provavelmente não dará o rendimento necessário para o sustento de sua família e  aí a alternativa e desmatar mais um pedaço de sua terra até esgotar totalmente a mata nativa. Seguimos em frente procurando um local para um lanche rápido pois já eram mais de meio dia e ainda estavamos na metade do caminho. Paramos sem muita expectativa no Restaurante do Chico Crente, na localidade de Cicero Mendes, as margens da PA-370, com instalações muito simples mais com um almoço self service que nos surpreendeu pelo sabor. Quase todos almoçamos de verdade com arroz, feijão, macarrão e uma deliciosa galinha caipira. Dona Lucimar esta de parabens, Mais 8 KM chegamos a barragem  da UHE Curua-Una onde depois de algumas fotos presseguimos para um local bem propício ao um banho de rio onde podemos nos refrescar de maneira muito gostosa. O Chapéu aproveitou para lavar a roupa suja de lama e tiramos também algumas fotos.
Depois do banho de rio os últimos 70 km para Santerem são de asfalto e aproveitamos para acelerar um pouco com a intenção de chegar antes das 16:00 horas para fazer alguma manutenção nos carros. Lá chegando pedimos algumas informações e chegamos a loja Carango onde a L200 e a XTerra trocaram o óleo. Luiz foi a outro local pois queria limpar o carro que estava totalmente empoeirado e o Jorge foi com a Bandeirante para consertar o pneu. Dividimos a equipe e a L200 e XTerra seguem direto para mais 30 km até Alter do Chão para procurar um hotel para passarmos o fim de semana. Lá chegando fomos surprendidos pela intensa ocupação devido a um feriado estadual na segunda feira. `Procura daqui e dali achamos vagas para o pessoal da Hilux e da Bandeirante na Pousada Vila da Praia e para o pessoal da L200 e XTerra na Pousada Bela Praia. Agora é aproveitar as belezas di Rio Tapajós que paasa tranquilamente, quase que chamando para um banho. Resumo do dia: 250 Km rodados em 10 horas de jornada com direito a manutenção nos veiculos.