quarta-feira, 17 de agosto de 2011

15º Dia Novo Progresso - Guarantã do Norte

Continuamos descendo a BR163 mo sentido Sul. Depois do café da manhâ no Garcia Palace Hotel em Novo Progresso compramos gelo ainda na cidade e logo voltamos a BR neste ponto ainda asfaltada para seguir para Guarantã do Norte. A estrada esta em boas condiçoes com obras praticamente em toda a extenção percorrida até agora. Poucos trechos não forem mexidos e neles observamos que a média de velocidade devia ser bem baixa. Neste pimeiro trecho o asfalto segue por quase 120 km com uma pequena interrupção  uns 20 km depois da cidade. Passamos por Nova Alvorada e depois chegamos a Castelo dos Sonhos omde paramos para um pipi stop, lanche rapido e se possivel abastecer a Bandeirante. Quase tudo resolvido seguimos em diante sem o abastecimento que não foi realizado devido a falta de energia. Mais adiante, com cerca de 194 km rodados pramos em Cachoeira de Serra para finalmente abastecer a Bandeirante e ficar livre para seguir até o destino. No posto tivemos a informação da existência de uma cachoeira quase a beira da estrada, localizada uns 20 km a frente. Resolvemos conferir e chegamos a Cachoeira do Curua, um local com alguma infraestrutura para o lazer com piscinas naturais e algumas quedas d'água. Aproveitamos a oportunidade para usar todo o material que haviamos levado para o caso de uma emergência que felizmente não aconteceu. Fogões armados, enlatados e miojo disponiveis com uma improvisação total é servido o almoço expedicionário. Muito bom. Prosseguimos para os 170 km finais já com um trcho de terra, ainda com obras mas com a presençã de uma chuva leve que deixa a condução dos carros um pouco diferente tento que se tomar cuidado para não escorregar na pista. Emj compensação a poeira dá uma trégua e a viagem fica bem legal. Quase na divisa PA-MT chegamos a Base Aérea do Cachimbo, hoje campo de provas da aeronáutica e resolvemos tentar uma visita. Contatos feitos e autorização conseguida fomos recebidos pelo SubOficial Marcos que nos levou a sala memória e depois ao aeroporto, nos falando das atividades desenvolvidas no local. Despedidas de praxe elá fomos nós para os últimos 70 km até Guarantã. A chuva passou mas a estrada continuou sem muita poeira e chegamos a andar um trecho sem ar condicionado. Paassamos a divisa e mais 5 km o asfalto aparece definitivamente e logo chegamos ao final da jornada. Já na cidade paramos para abastecer, calibrar ospneus para o asfalto e fazer uma manutenção nos filtros de ar. Serviço encerrados fomos para o Sedna Palace Hotel para descansar e tomor um banho muito necessário. Resumo do dia: 429 km rodados em 10 horas de jornada com direito a almoço na cachoeira e visita a base de cachimbo. ATENÇÃO: AS FOTOS ABAIXO SÃO DO DIA ANTERIOR, AS DE HOJE ESTÃO NA PÓSTAGEM SEGUINTE.



























4 comentários:

  1. Cadê a floresta Amazônica?
    E os índios, onde estão?
    Espéramos que vcs aproveitem bastante o que ainda resta de natureza preservada nestas paragens longínquas e que continuem com tranquilidade esta jornada aventureira.
    Bjs.
    Nancy

    ResponderExcluir
  2. Vamos postar em www.aguaboanews.com.br os diários da viagem. Estamos em Água Boa tive a oportunidade de ver a Caravana passar na BR 158. Se soubesse teria feito uma entrevista e levado até uma aldeia dos Índios Xavantes à 01 KM da rodovia.
    Vamos postar uma por dia. Gostarímos de ter autorização para postagem com os devidos créditos.
    Parabéns.
    Ver postagem de hoje:
    http://www.aguaboanews.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=18599:brasil-transamazonica-2011-1o-dia-niteroi-fernandopolis-&catid=20:acidentes&Itemid=13

    ResponderExcluir
  3. Olá Aventureiros
    Gostei do cozinheiro da expedição, alto padrão!!!!
    Cadê o aparelho de barbear ?? Todos "barbudos"!!!!
    Saudações aventureiras
    bjs
    Cristina

    ResponderExcluir
  4. Tô gostando de ver os dotes culinários que não conhecia do cozinheiro. Quero ver se haverá continuidade !
    Boas aventuras!
    bjs

    ResponderExcluir