quarta-feira, 3 de agosto de 2011

1º DIA - Niterói - Fernandópolis

Finalmente a expedição saiu em campo. Nesse 1º dia tinhamos programado 1023 km para chegar o mais próximo possível da divisa entre SP e MS. Saimos cedo de Niterói depois de toda a equipe se reunir no posto Ipiranga da subida da ponte, atrasamos um pouco para as tradicionais fotos e para calibrar os pneus traseiros da  L200 - Praga Amarela - pois quando calibrei não levei em conta o material que iria carregar. Com pouco mais de 10 min de atraso pegamos a Ponte Rio-Niterói com o movimento começando a se intensificar mas sem retenções. Avenida Brasil, Linha Vermelha e finalmente chegamos a Dutra e acertamos o ritmo da viagem. Todos os cinco veiculos (L200-Bandeirante-Engesa-Xterra-Hilux) seguem e ordem acertando todos os detalhes em comunicação via rádio. Chegamos a primeira parada no Graal-Queluz sob um chuva fina e foi feita a primeira intervenção mecânica da expedição (troca de fusível na L200) e uma verificação nos galões de diesel adicional da Bandeirante. Refeição leve, carros abastecidos e partimos para Itatiba onde chegamos por volta das 12:25, bem de acordo com o planejado. Abastecemos e seguimos, deixando o almoço para o Graal Castelo já perto de Limeira, quase pegando a SP310. Mais uma vez registro que embora as estradas estejam de uma maneira geral bem conservadas o nº de pedágios impressiona e o valor total pago no dia, mais de R110,00, impacta os custos de planejamento. Abastecemos mais uma vez perto de Matão para seguir direto ao destino final, neste abastecimento a tampa do tanque de combustivel da Bandeirante quebrou sendo necessãrio improvisar com fita adesiva o fechamento da tampa.
Desde que entramos na SP320 a chuva se fez presente, ora com maior ora com menor intensidade, sem atrapalhar o desenvolvimento no percurso. Quando saimos de Matão foi estabelecido contato com o Hotel Itália já em Fernandópolis e depois de algumas negociações fechamos a reserva. Passando Mirassol entramos na SP320, rodovia em obras e com a pista simples para os últimos 100 km do dia. Já passavam das 18 horas e a noite chegou, ainda com alguma chuva, tornando necessário um maior controle de comboio. Bem de acordo com o previsto as 19:20 chegamos ao destino final do dia e mais alguns minutos e um pequeno TOUR pela cidade estavamos no hotel, onde após rápida distribuição dos quartos saimos para jantar em uma pizzaria próxima. O requisito para o jantar era poder ir a pé pois todos queriam um descanso dos bancos dos carros. Bem, finalizando a estatistica andamos 1018 km no odometro da L200 em pouco mais de 13 horas de jornada , com 4 paradas. Finalizando, aqui em Fernadópolis esta um frio danado, com os termometros marcando cerca de 12 graus C que esta surpreendendo a maioria dos participantes da expedição. As poucas fotos de hoje posto junto com as de amanhã. Abçs.

5 comentários:

  1. Sergio,
    Blz os comentários sobre o primeiro dia de deslocamento. Pra colocar um pouco mais de "pimenta" no assunto, diria que o Engesa e a Band mais pareciam um forno a lenha de pizza dado a fumaça preta que faziam nas subidas.

    ResponderExcluir
  2. Nesse primeiro dia não tivemos surpresas pois tudo correu como planejado (Sergio-> se vc estivesse na MIT Cup, estaria em primenro pois os tempos de passagem pelos PC'S foram zerados).
    O dia não fio consativo e chegamos bem. Detalhe, passamos por postos de pedagio, variando de 1,90 a 12,40.
    No nosso caso foi traqnquilo pois Chapeu ta curtindo dirigir a Hilux do Luis, dirigindo o percurso total.

    ResponderExcluir
  3. Adeus PX. OS PY's sao show, sem chiado, transmitindo limpo e claro.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que tudo está indo conforme o planejado, mas também com Sérgio como organizador é brincadeira.
    Por favor troquem o acompanhante de Chapéu, pois o mesmo ronca muito.
    BJS a todos e boa viagem!!!
    Cristina (esposa de Chapéu)

    ResponderExcluir
  5. Vamos postar em www.aguaboanews.com.br os diários da viagem. Estamos em Água Boa tive a oportunidade de ver a Caravana passar na BR 158. Se soubesse teria feito uma entrevista.
    Vamos postar uma por dia. Gostarímos de ter autorização para postagem com os devidos créditos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir